Propagandas irregulares beneficiam candidatos desde 2004


Sidney Souza (PTB) tem o seu nome em muros da cidade desde as eleições de 2004

Sidney Souza (PTB) tem o seu nome em muros espalhados pela cidade desde 2004

Não é surpresa para ninguém eu dizer que candidatos pintam os muros por aí. Se existe alguma troca de favores envolvida nisso, eu também não posso dizer (ainda), mas o que eu queria comentar é sobre a propaganda vitalícia e irregular que muitos cometem.

A lei nº9.504 de 1997 estabelece normas para as eleições, nela consta os direitos e deveres que o candidato tem e deve obedecer. Segundo o Artigo 36 da lei, “a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição”, porém, ao fazer um passeio em meio bairro, o que noto é diferente: existem muitos muros pichados com nomes de candidatos e seus respectivos numeros. Nada irregular, é permitido a pintura, mas a denuncia não está no pintar e sim no quando esses muros foram pintados.

Sidney de Souza (PTB), atual vereador e presidente do legislativo londrinense, tem muros com seu nome e numero na zona oeste desde 2004 – quando se elegeu vereador. O dados do vereador (nome, partido e numero) são idênticos aos de agora (2008). Resumindo: Sidney de Souza (PTB), desde que pintou o muro, em 2004, vem fazendo propaganda para 2008. Vale lembrar que essa afirmação acima pode ser contestada – deixando a situação ainda pior -, pois em 2000 o petebista foi eleito usando o mesmo numero. A multa para esse tipo de propaganda é de “vinte mil a cinqüenta mil UFIR (cada UFIR vale R$ 1,06)”, portanto, pode ficar acima dos R$ 50 mil reais.

No mesmo passeio achei muros com o nome e numero de Hauly (PSDB), porém são de 2006, quando ele venceu para deputado federal. Neste caso, deputado federal, são 4 dígitos – para prefeito, cargo que concorre atualmente, são apenas 2 dígitos. Nomes como Oswaldo da Infibra, Profº Bordin e Rubens Canizares também estavam em alguns muros por onde passei.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em candidatos locais, Eleições 2008, jornalismo, legislativo municipal, Londrina, política

Uma resposta para “Propagandas irregulares beneficiam candidatos desde 2004

  1. Menezes

    Poxa, não entendi, por que este blogue não tem e-mail para contato com o seu proprietário?
    ô, Sr. Roberto, até agora não achei o seu e-mail aqui. Acho que estou cego…
    Vc pode divulgar, por favor?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s