Candidatos e seus sites de campanha


O mínimo que cada um poderia fazer é inserir um banner agradecendo e divulgando a Adobe. Sabe do que estou falando? Adobe não é uma empresa de cosméticos… é a empresa do Photoshop. Se ainda ficou na dúvida, segue a relação de nomes para prefeito e seus portais na internet, confira (se outro prefeiturável tiver site, me informe e eu publico):

André Vargas (PT) – www.andrevargas13.can.br > É um dos sites mais organizados e que sobressai um pouco daquele layout engessado à blog da UOL gratuito. Tem video/audio/foto (que parece de qualidade) e promete futuramente blog.
Nota 8

Cheida (PMDB) – www.cheida15.can.br > Básico. Tem video/foto/musica disponível também. O video foi disponibilizado no youtube.com – jogada esperta. A newsletter, que iria elogiar, não está funcionando.
Nota 6

Hauly (PSDB) – www.hauly45.can.br > Se não fosse por uns links ainda não preenchidos, estaria melhor que o do cheida. A pagina inicial é bem recheada de informações.
Nota 6

Barbosa Neto (PDT) – www.barbosa12.can.br > É Bem básico. O campo para receber boletins está funcionando, porém, depois que você clica em algum link do site, fica dificil voltar para o inicio: não tem link para isso! A agenda também não está disponível.
Nota 4,5

Belinati (PP) – www.belinati11.can.br > O pior – e feito nas coxas, só pode. Layout ultrapassado e não tem notícias, agenda, assinatura de boletim, material de campanha etc. Se ele tivesse criado uma conta no wordpress ou no blogger estaria melhor (bemmmm melhor). E pra criar blog, qualquer criança de 9 anos poderia fazer isso para ele, é só ter um e-mail.
Nota 2

Vilson Machado (PSOL) – www.vilsonmachado50.can.br – O site ainda está em construção. O blog de campanha é este aqui.

Site de campanha que eu vi e gostei, pela criatividade e originalidade, foi o do candidato a prefeito de Maringá, Quinteiro (PSC). Além de usar os espaços clássicos de campanha e ter um site com layout objetivo e atual , o candidato tem Flickr, Youtube e até Twitter (pra dizer “Tô almoçando agora!” e coisas do tipo). Ainda tem mais: sobra interatividade ao usar o Google Maps para mapear os problemas da cidade. Vale a pena entrar no site e conferir. Acho que se ele fosse de Londrina e estivesse na disputa, daria 9 pro site do candidato.
(Aliás, ele não me pagou nada pra dizer isso, mas se quiser não tem problema. O meu e-mail tá disponível aqui no blog, beleza?)

3 Comentários

Arquivado em candidatos locais, Eleições 2008, Internet, Londrina, política

3 Respostas para “Candidatos e seus sites de campanha

  1. Meu amigo, veja bem…

    Eu desenvolvi o site do Cheida com todas as diretrizes de Acessibilidade e suporte a diferentes mídias. O objetivo era um site simples, com design clean e que atendesse também o acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais.

    Talvez por isso você não encontrou Flash (o que eu acho completamente brega, desnecessário e clichê) no site…

    O site também foi todo desenvolvido em Webstandards, o que otimiza completamente sua interoperabilidade e indexação nos principais motores de busca como Google, Yahoo etc…

    O site que você da a meior nota é todo despadronizado, desenvolvido em tabela e uso absurdo de flash em locais completamente desnecessários o que dificulta incrivelmente o acesso ao conteúdo, as pessoas de baixa visão ou que necessitem de um leitor de conteúdo através de navegadortes especiais.

  2. Outra coisa, não usei Photoshop!

  3. Roberto Ortega

    Mikael, em alguns pontos tenho que concordar com você. Quando fiz a análise, o site do André Vargas tinha sido lançado daquele momento, ele estava menos saturado como está agora e estava estéticamente superior – também não havia notado que ele era TODO em flash (considero isso um ponto bem negativo, como você lembrou).

    A newsletter do Cheida ainda não funciona (não da pra inserir outros campos) e sobre a acessibilidade existem pontos positivos (como você citou em seus dois ultimos paragrafos) e negativos (não da pra aumentar a letra das noticias ou diminui-las).

    Ah, e como foram feitos os botões em .PNG da barra lateral? O photoshop pode acabar atrapalhando?

    Eu também prefiro um site com visual limpo, e os seus argumentos me ajudaram pra entender ainda mais o processo.

    Desde já obrigado
    e volte sempre!

    Ps.: Sobre o photoshop, se me permite a brincadeira, a maioria dos candidatos estão repleto de edições – tem uns ou outros que até parecem Bonecas de Porcelana, haha.

Deixe um comentário

