Debate Sindserv


Melhor do que acompanhar debate, é saber o que acontece nas entrelinhas (além, é claro, do suquinho e das bolachas de sal para os visitantes).
Isso se deve pelo simples motivo que o debate, na maioria das vezes, é previsível e frio – ao contrário do café das entrelinhas, que estava imprevisivelmente bom e quente. Previsível porque o debate tinha um foco (os servidores) e exibia um problema (executivo versus servidores). Sobre o frio, além do óbvio que foi a falta de um embate entre Hauly (PSDB) e Barbosa (PDT), o problema é pelo mesmo papo furado de sempre: promessas utópicas, populismo e conversas de boteco.

Falaram em reposições, parar com o desconto dos dias parados, aumento e correção anual. O único que não caiu muito nessa foi o candidato do PT, André Vargas (por motivos notáveis).

Mais de 400 pessoas assistiram o debate no Hotel Sumatra. Vários que ali estavam, considerando que sejam realmente servidores, eram ligados aos partidos (ou só simpatizantes) de algum candidato. Mas também o que rendeu parte deste numero de ocupantes no Sumatra foi a grande quantidade de cabos eleitorais para puxar palmas e vaias estratégicas.

Bravo, Bravo!

Enquanto a maioria dos candidatos eram apresentados sobre palmas formais, teve um que não gostou do que ouviu: André Vargas (PT) entrou com diversas vaias como trilha sonora. A força das palmas dos cabos e simpatizantes não foram suficientes.Já o deputado estadual e prefeito cassado Antônio Belinati (PP), além de chegar atrasado, recebeu vários e calorosos aplausos.

Interrompido

Os aplausos do Belinati (PP) atrapalharam tanto que até a fala do candidato Cheida  (PMDB) foi suspensa . O peemedebista ganhou 2 minutos para falar novamente as suas propostas.

Dúvida Antiga

Vilson Machado (PSol) estava encucado ainda com aquela pergunta feita contra Antonio Belinati no debate da Band. Novamente, com o mesmo tom de voz, ele questionou quem será o povo que voltará a prefeitura (“o da periferia ou o que ajudou o senhor a roubar R$ 200 milhões”). Belinati deu a sua resposta genérica e evasiva para todas as perguntas que não deseja responder, falando de qualquer coisa, menos sobre o assunto levantado.
Mas o Machado estava afim de cortar o mal pela raiz e até prometeu um auto-sacrificio na réplica, afirmando que se Belinati devolvesse a verba desviada, até desistiria da sua candidatura pelo PSol.
Não funcionou. O ex-prefeito apenas disse que isso é desespero dos pequenos, de quem não tem nada a perder.

E a platéia ficava só no “ohhh!” pra lá e “vixiii!” pra cá…
o que me fez lembrar dos áureos tempos de colegial.

Esquentando o debate

Visivelmente, o que mais se esquentou no debate foi o jornalista e mediador da mesa Ricardo Vilches. Oras, além de problemas técnicos no som e imagem, alguns candidatos insistiam em continuar falando após o término do tempo – além das constantes manifestações dos cabos eleitorais na platéia.

Vilches já estava ameaçando colocar pra fora uma turminha do Hauly quando o senhor ao meu lado se manifesta, “esse cara da mesa tá aparecendo mais que os candidatos, porra”.

Jogando em casa (?)

Com pouco destaque, Marcelo Urbaneja (PTdoB) nem parecia que tinha o mando de campo. Os jogadores dos outros times se sentiram em casa para jogar contra o novato Urbaneja. A confiança adversária era tanta que no debate Urbaneja ouviu que os servidores estão servindo de manobra política para ele (ohhhh!), e que a greve tomou o rumo que teve por sua richa pessoal com a administração atual (vixiii!).

Jogando em casa 2 (?)

Mas a falta de confiança estava declarada até em impressos políticos, ao lado do café e dos copos descartáveis na mesa do corredor: Era um santinho do candidato a vereador Eder Pimenta, atualmente licenciado do cargo de Secretário de Finanças e Administração do Sindserv – cujo o Sr. Urbaneja é presidente (também licenciado).

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em candidatos locais, Eleições 2008, Londrina, política

6 Respostas para “Debate Sindserv

  1. Ítalo Rodrigo

    Muito bom, parabéns…

  2. Eder Pimenta

    Caro Roberto Ortega,estive no debate do sindserv como os demais servidores que são candidatos a vereador, tinha apenas servidores voluntários que me ajudaram a distribuir santinhos para os colegas presentes.Pode ser que alguém tenha esquecido este material na hora que foi tomar café,porém reafirmo que a minha participação no debate foi de forma democrática como a de todos os candidatos presentes tendo em vista que estou licenciado de minha função sindical.
    um abraço e sucesso neste seu valoroso blog.
    Eder Pimenta

  3. Roberto Ortega

    Olá Eder Pimenta.

    Obrigado pela sua participação e os elogios ao blog.
    Já atualizei a postagem inserindo a informação que você é LICENCIADO e não ATUAL secretário como constava (sobre a minha afirmativa de “atual”, ela pode ser encontrada no site do Sindserv).

    Boa sorte aos servidores e suas negociações na próxima administração e também aos servidores candidatos.

    Até breve e volte sempre.

  4. Antes de tudo o André Vargas é filiado ao PT e não ao PDT e o Urbaneja não é mais presidente do Sindserv, o atual presidente é o Marcos Ratto. O Urbaneja se licenciou do cargo.

  5. Roberto Ortega

    Grande Vinícius!

    Foi legal te encontrar no debate.

    Sobre o Vargas que eu errei ao colocar PDT e não PT, valeu pelo toque (óbvio que foi um erro de desatenção, já que fiz referência ao PT e ao André na mesma postagem – olhe que eu li essa merda).

    Ah, tu viu que o Eder Pimenta veio me falar que ele está licenciado. É o seguinte, quando escrevi a postagem, no site do Sindserv ainda constavam eles nos respectivos cargos.

    Valeu pelos comentários,
    boa sorte nas suas postagens e apareça mais.

    Abraços

  6. Daqui um pouco você vai precisar de um fórum, rs

    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s