"Sai de Pauta"


“Sai de Pauta” é, sem dúvida, a frase mais comentada pelos vereadores nas últimas sessões da Câmara. Quando eles chegam na Ordem do Dia (parte da sessão destinada a discussão de propostas e projetos de lei) a ordem, na verdade, é outra: Pedir retirada do projeto por algumas sessões. É muito simples imaginar o motivo, oras, é ano eleitoral, ninguém quer perder tempo (se) debatendo. 

Tu, leitor, ficaria de papo furado enquanto praticamente 400 candidatos (que buscam a sua cadeira de quase R$5 mil mensais) fazem um discurso de renovação na Câmara” para a população? Oras, repleto de falsidade, afirmo: Estão corretíssimos, nobres pares!

Abaixo veja como uma Câmara Municipal funciona (e o tempo limite de cada etapa):

Pequeno Expediente | 30 minutos
O 1º Secretário lê todas as matérias e correspondências apresentadas na sessão.
Grande Expediente | 60 minutos (5 minutos por vereador inscrito)
Nesta hora, vereadores e vereadoras,  representando os partidos existentes na Casa, falam na tribuna, sobre assuntos de interesse do município.
Ordem do Dia | 2 horas (pode ser prorrogado)
Esse é o momento da votação dos projetos.
Explicação Pessoal | 30 minutos
É quando o vereador usa a tribuna para fazer um discurso, com o tema que escolher.

E o que aconteceu na última sessão durante a Ordem do Dia:

1ª DISCUSSÃO DO PROJETO DE LEI Nº 148/2006 – Autoria: MARCELO BELINATI Súmula: Introduz alterações nos artigos 2º e 4º da Lei nº 6.315, de 13 de outubro de 1995, alterada pela Lei nº 9.541, de 30 de junho de 2004, que institui o programa “Saúde da Família” no Município de Londrina.
– Sai de pauta por 2 sessões.

1ª DISCUSSÃO DO PROJETO DE LEI Nº 268/2007 – Autoria: EXECUTIVO MUNICIPAL (OF. Nº 652/2007-GAB). Súmula: Desafeta de uso comum do povo e/ou especial áreas de terras com benfeitorias, de propriedade do Município, localizadas no Parque das Indústrias Leves, e autoriza sua concessão de uso ao Conselho Comunitário da Zona Leste de Londrina – C.C.Z.L.
– Aprovado o substitutivo, prejudicado o original, à Ordem do Dia da próxima sessão.

1ª DISCUSSÃO DO PROJETO DE LEI Nº 124/2008 – Autoria: EXECUTIVO MUNICIPAL (OF. Nº 456/2008) Súmula: Introduz alterações na Lei Municipal nº 9.864, de 20 de dezembro de 2005, que regulamenta as apurações disciplinares dos servidores públicos municipais do Poder Executivo, e dá outras providências.
– Sai de pauta por 1 sessão.

1ª DISCUSSÃO DO PROJETO DE LEI Nº 152/2008 – Autoria: EXECUTIVO MUNICIPAL (OF. Nº 675/2008-GAB). Súmula: Revoga integralmente a Lei nº 10.196, de 5 de abril de 2007, que desafetou de uso comum do povo e/ou especial área de terras localizada no Conjunto Habitacional Jácomo Violin, com benfeitorias, e autorizou o Executivo Municipal a cedê-la em permissão de uso à Escola de Samba Império da Zona Norte – ESIZN.
– Sai de pauta por 1 sessão.

DISCUSSÃO ÚNICA DO PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE JUSTIÇA AO PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 2/2008 – Autoria: SANDRA GRAÇA, GLÁUDIO RENATO DE LIMA, MARCELO BELINATI, FERNANDO NICOLAU, ANTENOR RIBEIRO E VERA RUBBO. Súmula: Acrescenta o artigo 76-A à Lei Orgânica do Município de Londrina.
– Sai de pauta por 1 sessão.

DISCUSSÃO ÚNICA DO PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE JUSTIÇA AO PROJETO DE LEI Nº 122/2008 – Autoria: JOÃO ABUSSAFI Súmula: Assegura funeral gratuito aos doadores de órgãos e partes do corpo destinados a transplantes.
– Sai de pauta por 2 sessões.

DISCUSSÃO ÚNICA DO PEDIDO DE INFORMAÇÕES Nº 0059/2008 – Autoria: Marcelo Belinati Súmula: Solicita ao Prefeito do Município informar quais os motivos para a terceirização dos exames realizados pela Centrolab. Indaga ainda quais foram os serviços contratados e o valor dispendido para tanto.
– Aprovado, encaminhe-se à Secretaria para providências. 

Não sei se foi recorde, mas eles terminaram a Ordem do Dia em menos de 15 minutos. Já houve dias em que eu tive que ir para faculdade e eles ainda estavam lá, discutindo.
Vale lembrar que no legislativo, em votações que não são nominais (que é quando o secretário pergunta ao microfone o “sim” ou “não” do parlamentar), o voto leva pouquíssimo tempo. O presidente diz algo como “os favoráveis permaneçam sentados e os contrários se levantem”, e em milésimos de segundos já tem a sua resposta: “aprovado”. 

Que rapidez! Haja competência!

E você, londrinense, ainda (re)clama por moralidade na Câmara? Poxa, tudo é muito corrido. Não dá para fazer uma infinidade de coisas ao mesmo tempo (pra piorar, existem esses focas da política para semearem a discórdia entre os eleitores locais com esse papo de “renovação”).

Eu, ainda repleto de ironia, volto a afirmar:
Teem o meu aval, nobres pares
Estão corretíssimos!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em candidatos locais, Eleições 2008, legislativo municipal, Londrina, Manipulações, política

2 Respostas para “"Sai de Pauta"

  1. Antonio Blague

    Nobre Ortega, jornalista não pode escrever HOUVERAM.
    Aliás, um corretor ortográfico nas notas ia bem. Vamos aprender um pouco mais da língua pátria.
    Pega mal.

  2. Roberto Ortega

    Obrigado, Antonio (aliás, é Antonio com ou sem acento? ^)

    Sobre o corretor, eu não uso e nem tenho no PC. Quando fico na dúvida, acabo procurando em algum dicionário online e vejo se está certo.
    Neste caso, o HOUVERAM DIAS passou batido. Muitas vezes erros desse tipo acontecem por completa falta de atenção. Eu escrevo a oração e depois acabo apagando metade, coloco outra coisa no lugar e fica algo. Enfim, são erros.

    Valeu pelo toque.
    Tentarei pra semana que vem instalar o Office aqui para me dar uma mãozinha.

    Ps: A língua da nossa pátria merece mais discussão. Leia o Marcos Bagno falando dela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s