Eleições no calçadão


Sábado de manhã sempre é o dia para o candidato ganhar um ponto com o eleitor. É um dia que o fulano trabalha menos, tem folga ou vai passear. Melhor ainda quando o candidato vai fazer média no calçadão, onde o números de pessoas batendo perna e com tempo é bem maior – além das atividades culturais que sempre acontecem no período da manhã.

Borboletas

Os cabos eleitorais do Hauly (PSDB) estavam “queimando a cara”, segundo os próprios. A ordem era de circular pra lá e pra cá com materiais de campanha em mãos e um banner ambulante preso nas costas, que mais parecia uma asa. Um dos trabalhadores disse que o troço é levinho e não machuca as costas, mas que mata a pessoa de vergonha por conta do salário baixo. Ao perguntar se o apelido para o objeto é “borboletinha”, uma moça me responde que “é, mas chamam mesmo de miquinho”.

Essas aves…

Se for pra bancar o galo de briga nas eleições, parem de investir em asas. Já avisaram e reproduzo o aviso: Enquanto vocês brigam no centro, tem gente correndo pelas beiradas.

Cadê?

Nada de prefeituráveis na boca maldita. Teve vice, como o Fernando Nicolau (de Belinati, PP) que ficou grande parte do tempo desfocado. Já os candidatos a vereadores estavam em todos os lugares, em todos os panfletos e em todos ouvidos.

Renovação Já!

É a palavra de ordem entre os candidatos ao legislativo. Dos atuais vereadores, só apareceram no calçadão o Tercilio Turini (PPS), para dar apoio ao comitê de Barbosa (PDT), e Roberto Kanashiro (PSDB), para engraxar os sapatos.

Blogdiná

Se forem eleitos 350 veradores para a próxima legislatura – conforme o esperado -, fica tudo em paz na cidade. Não haverá revolução armada. Os outros 110 suplentes pretendem entrar ainda no primeiro ano, logo após a “Crise dos Cem”. Na crise, após uma centena de vereadores dificultarem as vendas dos terrrenos nos cemitérios de animais e mudarem a legislação para motel ser bordel dentro de orgão público, os políticos serão afastados de suas funções para receber uma mamada coçando em casa. Tudo isso já está no cronograma dos 410 candidatos.

Em tempo

Terminarei o curso de jornalismo em dois anos, mas pra assessor comunitário não é exigido muito currículo, né? Surgir uma vaga entre as mais de 350 disponíveis: Clique em “contato”, por favor.

Tem voto pra dar?

Ontém todos eram cabos eleitorais, do bêbado à criança perdida da mãe. Mas uma senhora que veio me pedir o voto para o seu filho merece ser lembrada: Ora, ela sabia mais que muitos candidatos do horário eleitoral. Perguntei sobre as propostas do filho dela, ela na lata respondeu que “ele pretende fazer um trabalho de parceria com a prefeitura, fiscalizando e opinando” e completa, “os projetos dele vão ajudar a saúde, educação, segurança, transporte. Vai ser bom pra toda família”. Disse que todos em sua casa são cabos eleitorais. Despedi dizendo para que na próxima eleição ela ser a vereadora, pois terá meu voto (é claro, se o rapaz que cuida do som da câmara não sair em 2012).

Anúncios

1 comentário

Arquivado em candidatos locais, Eleições 2008, Londrina, política

Uma resposta para “Eleições no calçadão

  1. Antonio Blague

    Olá Jornaleiro Local. Sobre a moça ou moço que carrega o banner do candidato, acho que há um problema de conceito. Trabalhar nunca é vergonhoso. Há pessoas que lutam por um trabalho e, quando o conseguem, o desprezam. Quem não consegue desempenhar bem nem o carregar de uma propaganda, não merece coisa melhor.
    A não ser alguns poucos sortudos, ninguém começa a vida profissional sendo o dono da empresa. O normal é começar com empregos mais simples, ir se qualificando e melhorando. Um jornalista, por exemplo, começa como aprendiz de foca, foca, repórter de polícia, e por aí vai, até ser diretor de redação. Ninguém começa como diretor de redação.
    Então o personagem que reclamou deveria se qualificar melhor e mostrar que tem capacidade de fazer bem mais do que carregar propaganda eleitoral. Ficar apenas reclamando nada resolve. apenas atrapalha.
    Abraços
    Antonio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s