A caça, enfim, foi cassada?


A justiça do Brasil tem em pilhas e pilhas de papéis contra a caça. São milhares e milhares de folhas que correspondem aos processos contra Antonio Belinati (PP), o ex-prefeito cassado e atual eleito cassado. Grande maioria deles estão “em andamento”.

Ainda assim, Belinati entra na disputa municipal, faz sua politicagem (assim como outro candidato usa da forma que lhe servir), consegue apoio popular, apoio do terceiro colocado e vence as eleições.

A cidade decide enterrar o espírito de Londrina. Blogs e sites de relacionamento mostram foto de nossa bandeira com a palavra “VERGONHA”. Pessoas pelas ruas começam a dizer que “estão em luto”, “tenho vergonha de ser Londrinense”, “povo burro”, entre outras frases do descontentamento político pós-eleição.

Mas agora, após seu dito “falecimento”, Londrina revive de modo tímido (ao segundo dia de morte), para mostrar que ainda lhe resta um último suspiro. Uns gatos pingados passam pelas ruas, buzinando – sem bandeiras ou adesivos – apenas buzinam. No orkut, a turma do “Belinati Não!” já prepara as suas mafisfetações pró-TSE e anti-Barbosa.

Mas infelizmente o sentimento de morte não me sai da cabeça, e isso não é apenas por Belinati ser pela 4º vez eleito. Ele vem bem antes, ainda no processo eleitoral, nos debates pífios, nas propostas de “alivío imediato”, nas campanhas de segundo turno oportunistas e distantes.

É o candidato ir para os servidores e criticar as terceirizações; É o cara ir nas terceirizações e criticar as ongs; Depois ir no terceiro setor e falar mal das empresas e, por fim, juntar-se ao empresariado para chorar as doações de campanha, ofendendo o funcionalismo público.
Claro: supostamente teria sido assim

Não sou um “exercíto de um desanimado só”. No onibus, ainda a pouco, pude ver a tristeza do povo ao saber da cassação de Belinati – não por defenderem Belinati, mas por se sentirem completos panacas de participarem de um processo político irregular. Até o derrotado Hauly(PSDB) já havia dito: “O que o TSE não fez, o povo fez”. Qual será a explicação para 50% do eleitorado?

Porém, repito, o sentimento péssimo que sinto ainda não saiu. O que teremos nos próximos dias?

  • Belinati (PP) prefeito;
  • Hauly (PSDB) prefeito;
  • Barbosa (PDT) prefeito;
  • Nova eleição;

A mais humana, ou que iria recompor os ânimos da cidade, é uma nova eleição. Mas isso é tecnicamente impossivel. Como será a prestação de contas, a organização de uma nova eleição, leis de propaganda, recursos para candidatos? Definitivamente impossível.

Ah, deixo claro: Belinati ainda pode recorrer. Se Belinati ficar de fora, teremos Hauly como prefeito ou nova votação entre Hauly e Barbosa Neto –  que praticamente iria às urnas com a vitórias em mãos.

Por fim, independente do próximo prefeito, eu só queria registrar que o tal sentimento de morte não se foi, mesmo sabendo que Londrina nunca morreu.

Fica uma dúvida: É uma afronta a moral da população uma pessoa com 90 processos participar das eleições ou é uma afronta a democracia alguém ser cassado dois dias depois de eleito com mais de 50% dos votos? Ou são as duas coisas? 

Para mim, se justiça tarda muito, ela é falha.

 

7 Comentários

Arquivado em candidatos locais, Eleições 2008, Internet, jornalismo, Londrina, Manipulações, política

7 Respostas para “A caça, enfim, foi cassada?

  1. Lorena Pires Rostirolla

    Roberto, deixei uma mensagem em seu post anterior, mas não posso me furtar a escrever aqui também. Eu queria, na verdade. entender o que se passa na cabeça das pessoas.
    Com relação à decisão do TSE, eu ficaria muito p… da vida, se a justiça se baseasse no ditado idiota “a voz do povo é a voz de Deus”, só porque mais 50% dos eleitores de Londrina votaram em um corrupto comprovado.
    Se eu acreditasse que “todo povo tem o governante que merece”, não estaria lutando para mudar isso. Aliás, nem estaria opinando aqui em seu blog.
    O londrinense de bem, honesto e coerente, merece ter a chance de sorrir e saborear esta vitória. E os demais, que votaram nesse político, tem sim muito que chorar. Que chorem bastante e que sofram, mas que tenham o mesmo direito de todos de ter à frente da prefeitura alguém comprometido em preservar o bem público, em caso de uma nova eleição.
    O que não posso admitir agora é que os belinatistas e outros desavisados de plantão usem o argumento de que a justiça promoveu o tapetão. Tapetão foi o que o Belinati fez em participar de uma eleição sabendo o tempo todo que isso poderia ocorrer. Sacanagem foi ele não ter apresentado defesa, quanto ao convênio com o DER, junto ao TCE e este ter rejeitado, em julho de 2007, as contas de 1999, e, em maio de 2008 (um mês antes de lançar sua candidatura em convenção) pedir revisão de uma decisão que já estava proferida.
    Sacanagem também, ou burrice, do TCE, de aceitar o pedido de revisão – mesmo sem ter o poder de decisão judicial.
    Esse foi o tapetão que cobriu Londrina. Um tapetão de lama. E eu já estava sufocada com tanta lama.
    Que venha uma nova eleição, se esta for a decisão da justiça. Ela é viável e será muito mais transparente porque agora, além do Belinati, caiu também a máscara do candidato que ficou em terceiro lugar e o apoiou.
    Ah, e não é tecnicamente e nem juridicamente inviável uma nova eleição.

  2. Roberto Ortega

    Que venham as eleições, torço para isso.

    Mas sobre a decisão, eu ando em onibus, na periferia e te digo: Se a decisão for mantida, dois dias após as eleições, vai dar problema.

    Ainda mais se ela favorecer diretamente o Hauly, que já até tentou tirar o dele da reta.

    Meu descontentamento é pelo simples fato de que não senti nada de novo nessas eleições – deve ser a culpa do excesso de surpresa que foi causado em 2000.

    Pra mim a justiça tardou e falhou. Se ela apenas tivesse tardado e não falhado, Belinati estaria fora da disputa ainda no inicio de setembro.

  3. Karina Santos

    A justiça tarda e dessa vez ela falhou em partes, acertou quando cassou o registro de candidatura do Belinati, mas errou no tempo.
    Não podemos esquecer que a democracia existe e que 50% dos londrinenses não são burros e nem ignorantes, algum motivo eles tiveram para votar no Belinati. Todos sabemos que o eleitorado do Hauly é a elite londrinense e que o Belinati fica com as classes não elitizadas e isso faz toda a diferença.
    Essa eleição foi muito diferente das anteriores e agora temos mais um agravante, o que será feito da nossa cidade?? Mas uma vez Londrina fará parte do Jornal Nacional, e o que é pior, de uma forma negativa.
    Não é justo que o Hauly assuma a prefeitura, já que a maioria dos londrinenses disseram NÂO a ele no ultimo dia 26, então, o mais justo agora é convocar a população para uma nova votação, isso pode gerar transtornos e despesas, mas é o mais correto. Assim, as pessoas terão a oportunidade de dizer quem elas querem.
    Não julgo o Barbosa pelo apoio ao Belinati, acredito que foi a melhor escolha. O Senador Osmar Dias apoiou o Hauly no 2º turno, não necessariamente porque ele tenha simpatia por ele, mas sim, pensando em 2010, política é assim, é um jogo de interesses, mas é um jogo necessário. Na maioria das vezes essas alianças que são feitas entre partidos e politicos, são estratégias para que o melhor, ou o menos pior, ganhe a disputa.
    Gostaria de deixar aqui meu apoio à convocação de uma nova eleição e desde já, ao Deputado Federal Barbosa Neto, que desde sempre, tem lutado por Londrina, que leva consigo uma paixão por essa cidade e não crucificá-lo pelo apoio ao Belinati. Afinal, nem Jesus Cristo agradou a todos! E não podemos esquecer que depois de algum tempo, muitos dos que o condenou, voltaram atrás e perceberam a besteira que tinham feito!!!!!

  4. Cesar

    Brasil, desde Cabral que aqui acontece de tudo, teremos uma nova eleição Barbosa x Hauly? E agora como fica os eleitores de Barbosa? Vão continuar dando crédito a um político que abraçou, beijou e fez juras de amizade ao Belinati. Vou novamente para urnas com a alma lavada e com a certeza que agora sim, Londrina vai voltar a sorrir…

  5. Verediana

    Londrina virou um circo!!
    Os vereadores fazem malabarismo para esconder a corrupção,os prefeitos brincam de ser magicos fazendo nosso dinheiro desaparecer bem na nossa frente, e nós o povo, fazemos papel de palhaçõ.

  6. Carlos Nascimento Banny

    Não estou insatisfeito pela decisão da justiça eleitoral, apenas perplexo. Demorou de mais e foi feita a decisão esperada pelo Ministério Público.
    Como a decisão está validada pelos magistrados o resultado é simples, na minha opinião: dar posse ao segundo colocado no segundo turno – Hauly.
    A pequena diferença entre Hauly e Belinati vai pacificar a cidade, Ortega.
    A cidade será melhor governada por quem está com vontade de agir pelo bem.
    Como diria o Paulo Briguet – as declarações do Hauly após a eleição do domingo mostraram a dignidade, a postura de estadista dele.
    Londrina deu a oportunidade a ele.
    Que as bençãos de Deus sejam derramadas em nossa amada terra.

  7. Mateus

    Meu vocês são tão idiotas.
    Eleição e democracia é a maioria…… (si) o Hauly fizesse 50% dos votos seria o Prefeito (si) fosse mais velho que Belinati……. Belinati fez 51,73% que é mais que 50% não é? ….. Isso é a maioria absoluta…. com 48,27% ninguém se elege…..

    Com certeza a voz do povo é a voz de Deus. A maioria decidiu ….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s