Novela Londrinense: Belinati é cassado após o segundo turno


Com informações do UOL

Por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral acatou recurso que pedia a impugnação da candidatura do prefeito eleito de Londrina, Antônio Belinati (PP). Belinati ainda pode recorrer da decisão. A prestação de contas de Belinati foi rejeitada pelo Tribunal de Contas do Paraná em 1999, quando ele era prefeito.

Entenda o caso

Único candidato a prefeito do estado incluído na lista de “fichas sujas” divulgada pela AMB (Associação de Magistrados Brasileiros), Belinati teve o seu registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em setembro, após acatada denúncia do Ministério Público Eleitoral de que as contas do ex-prefeito e hoje deputado estadual foram rejeitadas pelo TC-PR (Tribunal de Contas do Estado) durante sua última administração. Belinati recorreu ao TSE.

Nesta segunda-feira (27), Belinati disse ter garantias de que o resultado das urnas seria respeitado pelo TSE e afirmou não acreditar em uma decisão no “tapetão”. “O Tribunal Superior Eleitoral já sinalizou através de alguns de seus ministros pela legalidade da minha candidatura. Não creio que serei surpreendido por uma decisão que vai contra a vontade da maioria do povo londrinense”, afirmou.

Mandato cassado

Em 2000, Belinati teve o mandato cassado pela Câmara Municipal de Londrina, sob a acusação de desviar R$ 100 milhões dos cofres municipais e de usar indevidamente recursos públicos para sua promoção pessoal. Ainda assim, conseguiu anular a suspensão dos seus direitos políticos e disputou a prefeitura de Londrina, em 2004, chegando ao segundo turno com o candidato à reeleição Nedson Micheletti, do PT.

A decisão do TSE sobre a impugnação da candidatura de Belinati foi rejeitada pelo relator do processo, ministro Marcelo Ribeiro, em 6 de outubro – um dia após a eleição de primeiro turno, também vencida pelo candidato do PP. Em decisão monocrática, Ribeiro entendeu que a reprovação das contas de Belinati deveria ser objeto de decisão judicial e não administrativa (natureza da apreciação do TC).

O recurso foi adiado para a semana anterior ao segundo turno e, de novo, para esta segunda-feira (27), depois que o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, pediu vista do processo.

Derrotado nas eleições, o tucano Luiz Carlos Hauly defendeu a posse de Belinati na prefeitura de Londrina, após acusar a omissão do TSE no caso. “O que o TSE não fez, o povo fez. Que ele (Belinati) tenha aprendido e não aja como das vezes anteriores, quando quebrou a cidade por três vezes. É um ‘ficha-suja’ que terá a oportunidade de se corrigir”, declarou o tucano.

Anúncios

14 Comentários

Arquivado em Belinati, candidatos locais, Eleições 2008, Londrina, Manipulações, política

14 Respostas para “Novela Londrinense: Belinati é cassado após o segundo turno

  1. Ana Carolina Braga

    Olá Roberto! Também sou de Londrina e tenho acompanhado de perto (creio que boa parte de todos os londrinenses conscientes) toda essa balhaçada do Belinati…como você disse…é uma novela mesmo! Espero que agora tenhamos justiça!

    Gostei do seu blog, parabéns e as suas fotos são lindas…

    abraços

  2. Novela que parece estar se encerrando com final feliz! Lugar de ladrão é na cadeia e bem longe dos cofres públicos!

    “Nós vamos CASSAR denovo o Antonio BELIGATO o candidato do ROUBO!”

  3. Mari

    Votei no Hauly, e pena que as pessoas ainda estão envolvidas pelas mentiras que Belinati, continua a falar para o povo, que pena que ainda existem pessoas ingenuas, a moralidade tem que acontecer em nossa cidade, que moral quepessoas podem ter diante dos filhos e da sociedade, pois falam el rouba mas faz, quer dizer….mas na Bíblia nos dez mandamentos esta escrito não roubarás…e ouvimos ele rouba mas faz…que estranha moral, isso é uma questão para se analisar…

  4. Lorena Pires Rostirolla

    Uma contribuição, Roberto.
    Acompanhei o julgamento e os argumentos do presidente do TSE foram irrefutáveis, tanto que convenceram os demais ministros que faltavam para votar e acredito que agora, com o provável recurso do Belinati, o Supremo deverá acompanhar essa argumentação.
    Portanto, para felicidade de milhares de londrinenses, Belinati teve o registro cassado hoje. Ele não é mais o prefeito eleito de Londrina. Não sei se digo que a justiça tarda, mas não falha, ou se a justiça pode ser lerda, mas Deus é justo. Ou se os dois dizeres são verdadeiros.
    Porém acredito que ainda teremos dores de cabeça com a decisão da justiça eleitoral de Londrina que irá estabelecer qual o próximo passo: empossar Hauly, um novo segundo turno, ou uma nova eleição com todos os candidatos (ponto de vista do Ministério Público Eleitoral de Londrina).
    Apesar das dores de cabeça, eu ficaria com a terceira opção que seria mais justa, já que o Belinati seria inelegível desde o início e ele, tendo sido candidato, alterou todo o processo eleitoral em nossa cidade.
    Mas uma coisa é inegável. O judiciário precisa de reformulação. Casos como esse não podem mais ocorrer. A justiça tem de ser mais ágil e não deixar à mercê de políticos como o Belinati – que se julgam impunes e que, de uma parte zombam dos cidadãos que não compactuam com suias ações, e de outra, usam do populismo para ganhar o apoio dos desinformados e dos oportunistas de plantão -, toda a população londrinense.

  5. Roberto Ortega

    Sem dúvida, o judiciário precisa de uma “revolução”.

    Acredito que esse tipo de decisão, que aparece muito tarde, desestabiliza o processo eleitoral e a base da democracia. Deixa a população ainda mais descrente da importância do voto, da legitimidade dos candidatos e do poder da justiça.

    Também prefiro uma nova eleição, mas acredito que isso não seja possivel, principalmente por questões óbvias (propagandas, tempo para preparo, recurso, convocação de mesários). Nosso nível de abstenção iria aumentar muito.

    Pelo que parece, vão dar um jeito – se o supremo permitir – de enfiarem o Hauly de prefeito.

    Até mais e obrigado pelas informações.

  6. fabielle

    belinati teve o que mereçeu….
    mais do que certo o povo ter um “segundo” segundo turno

  7. Adriano

    Sem dúvida em um país onde o exercício da “Pseudodemocracia” coloca o destino de todos na mão de eleitores desinformados e descomprometidos com o amanhã, pessoas que não conseguem enxergar além do própio umbigo e do “Bolsa-vote em mim” o desfecho sempre será desfavorável as pessoas de bem.
    Acredito que o TSE não acreditava que ele seria eleito e chocados com o desfecho resolveram ,tirar o dedo do C.. e fazer o que são pagos para fazer …Em Resumo VOTO NÃO PODE SER OBRIGATÁRIO ISSO É DEMOCRACIA, mas é interessante para o governo??????????????

  8. Suelen

    Finalmente!!
    O pior não é o fato do político “ficha suja” não ter sido impedido de concorrer ás eleições, e sim do POVO votar nele e acreditar que “rouba mas faz”.
    Acho que pior do que a sujeirada dele é se aproveitar da ignorância do povo, que ainda assim o elege e o apoia.
    Também acho que não tem como fazer uma nova votação, e acho que o justo é o candidato Hauly assumir a prefeitura, até porque o TSE não pode ignorar o fato de ter permitido que o Belinati concorresse ás eleições. Agora é tarde.

    Vamos comemorar Londrina!!
    Nosso dinheiro continua nos cofres públicos!

  9. Taigoara

    Obrigado pelas informações, Roberto.

    Sem dúvidas, no que pese o fato de que a decisão do TSE agradou a muitos (aproximadamente 48% dos eleitores), inclusive a mim, é inevitável a crítica de que o Judiciário, ao menos desta vez, deixou a desejar – e muito!

    A instabilidade gerada pela impugnação/cassação/puxação de tapete atrasada nos deixa apreensivos a todos nós.

    Vamos crer e esperar, como já é de praxe, pelo MENOS pior.

    E mudando de assunto:
    Você é fotógrafo?!

    Abraços.

  10. Rangel

    Só não se esquecem … ele ja criou a cobrinha dele … Barbosa Neto :P … então caso tenha 2o. turno com o Hauly, incentivar quem nao votou ou votou nulo para ajudar a Eleger o menos pior … em Londrina tivemos mais de 50 mil Eleitores fora das Urnas, que nao compareceram, mais de 10 mil nulos, quase 5 mil brancos … incentivem pessoas que voces conhecem a votar, com certeza são pessoas descrentes da politica e da justiça, mais que agora tem o dever de ajudar a Londrina … e viva … Deus existe e tem o pé vermelho …

  11. carla

    A INDIGNAÇÃO NÃO É DO TSE TER ACEITO A CANDIDATURA DO BELINATI E LOGO APÓS SUA VITÓRIA, CASSÁ – LO.
    A INDIGNAÇÃO É DE COMO O POVO SABENDO DE TANTA CORRUPÇÃO, SABENDO DE QUÃO SUJA É A FICHA DESSE SUJEITO…E AINDA O ELEGER.
    PIOR QUE A JUSTIÇA E ATÉ O PRÓPRIO BELINATI…SÃO SEUS ELEITORES.
    ESSA ELEIÇÃO SÓ NOS CONFIRMOU DE COMO OS ELEITORES LEIGOS E QUE POR SINAL A MAIORIA SÃO DA CLASSE MENOS FAVORECIDA, SÃO INFLUENCIADOS E BURROS!
    XÔ CORRUPÇÃO BELINATI NA PRISÃO!

  12. Quem votou no Belinati, não sabe votar.

  13. Servio Borges da Silva

    Pela terceira vez ofereci representação contra o Belinati e esta pegou. Consultei antes o Promotor
    de Justiça, Dr. Miguel Sogaiar. É só conferir.
    Quero expressar meu setimento de tristeza em
    quem votou no cassado, porque todo mundo sabe
    o que ele fez em Londrina. Será que não há mais o
    sentimento de piedade. Bom pelo menos, quase, a
    metade da cidade tem consciência da cidadania.
    obrigado. um abraço. feliz lodrina, que Deus proteja.

  14. déborA

    olá…
    estou pesquisando mais profundamente quais foram os atos que o candidato do roubo cometeu, pois meu grupo de teatro está experimentando, analisando a possibilidade de montar uma peça de teatro épico em que o tema seria a novela das eleiçoes 2008. Podem me ajudar com informaçoes, por exemplo.

    abraços.

    gostei do blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s