Obama: Pauta que o pariu


Essa é aquela semana, assim como outras passadas que tiveram novela-factual, em que os jornalistas fazem, fazem e parecem fazer nada. Repetindo o mesmo papo. A mesma matéria que foi ao ar na manhã, é a mesma do meio-dia e da meia-noite.

O palavra de ordem é a vitória da democracia – aliás, uma vitória histórica. “Uau, um negro presidente”, lê-se na testa dos âncoras, ainda absmados. Cobertura também histórica.

Falam de todos os países, de todas as festas, diversas mensagens diplomáticas.

As faces enrudecem. Vão falar da américa látina. Pela expressão da Pelajo, devo morar no antro do mundo. Justo eu, que vivo em um país recheado de diversidades étnicas, culturais, naturáis e políticas. Meu país tem um presidente que é operário e tem o ensino fundamental, isso é uma grande mudança.

Nossos vizinhos Bolivianos são índios que – acreditem ou não – tem um presidente índio no poder. Não vi tamanhã festa na TV.

Chavez sobreviveu um golpe de estado, de mídia, e não vi as emissoras levantando esse lado. Nem fizeram festa. Aliás, Chavez e Evo foram eleitos democraticamente. Fizeram plebiscitos sobre nova constituição.

Lula elogia o momento e emenda: “Quem sabe não acaba com o embargo de Cuba”.

Pelajo, a moça da minha TV, não deixa passar: “Será que é um bom momento para se falar disso?”.

Replico: “Oras, Quando será esse momento, filhota?”

Vamos ao ponto:
Obama é um símbolo para o mundo como dizem?
Sim.

Mas orgulho mesmo eu tô sentindo mesmo assistindo o Jõ nesse instante:
Tom Zé, mestre, explica desde os romanos como o metarefrão “Tô ficando atoladinha” é uma revolução pela característica microtonal musical – tudo isso enquanto ele remonta o seu violão, que serviu de percussão e instrumento de sopro.

Creio que o nosso país é o mais democrático do mundo. Para se ter uma idéia, logo após o Tom Zé falar, Jô disse que vai chamar o Reinaldo Azevedo, de Veja, para um bate-papo.

Se você for ligar na Globo agora, que Deus lhe proteja…

3 Comentários

Arquivado em Eleições 2008, Internet, jornalismo, Londrina, Manipulações, política

3 Respostas para “Obama: Pauta que o pariu

  1. Lorena Pires Rostirolla

    Bom, menino, muito bom mesmo o seu texto. Mas não podemos esquecer de dizer o que representa a mídia fazer tanto estardalhaço sobre o presidente Obama – claro que sem tirar o mérito do que significa ele ser negro, de origem humilde e representante da miscigenação dos países do Novo Mundo. É que a nossa mídia tem de fazer média com as agências americanas. Então, quanto mais Obama aparecendo no Brasil, mais as grandes redes aparecendo lá fora e mostrando a quem realmente elas representam.

  2. “Justo eu, que vivo em um país recheado de diversidades étnicas, culturais, naturáis e políticas. Meu país tem um presidente que é operário e tem o ensino fundamental, isso é uma grande mudança”

    Perfeito. Pensei a mesma coisa.

    Chegou a assistir a cobertura do Jornal Nacional a respeito? Se duvidar, nem Lula nem FHC (que eles exaltavam mais) foram retratados com tanto entusiasmo por parte de jornalistas.

  3. Roberto Ortega

    Victor,
    Pedro Bial, Waack e Bonner não choraram para não quebrar o protocolo de só chorar ao vivo em morte dos Marinho, né?

    Eu assisti, em momentos que saia, minha mãe até gritava para eu voltar. Eu fiquei tonto de tanto ouvir no mesmo bloco a palavra “negro” e “preconceito”. Depois, no jornal da Globo, a cara de Pelajo quando veio pra América Látina foi de matar.

    Sei que antes disso, na madrugada anterior, a Globo News já tava seguindo pesado com isso, mas é até explicavel: De madruga… Globo News… Imagine a carência de assunto.

    Também acho que aquele final do JN ficou longe de qualquer “destaque” nacional.

    Valha-me Deus!
    (como diz o Fred 04)

    Abraços

Deixe uma resposta

