Papo Desimportante


Bons Dias!

Era assim que começava o bate papo do Machado de Assis com o papel. Vou iniciar assim também e sair pela tangente, deixando maiores explicações para depois. É a mesma desculpa de sempre “fim de ano é correria na faculdade” ou o clássico “tem gente me devendo e não me paga – tô sem grana para ônibus”.

Dúvida

A situação da cidade ainda é incerta, mas como li numa postagem do Paçoca, é melhor a gente focar Londrina os assuntos. Todos dizem que o Presidente da Câmara vai assumir, eu acho que será outra pessoa. Pelo que converso, ficaremos um dia sem prefeito. Imagine: Dia 1º do ano seguinte ninguém vai querer nada com nada, poxa, estavam viajando. No dia 2 de janeiro, Nedson passa o abacaxi para o Presidente da Câmara… Mas, dia 2 é uma sexta. Problemas. Os nobres pares da Câmara gostam de discutir os seus assuntos somente às terças e quintas (oxê, eles têm outros empregos. A Câmara é apenas um bico social de 5 paus).

Então, teremos eleição no dia 6 de janeiro para o Presidente do Legislativo, ele sai no meio da sessão (logo após ser declarado presidente), corre pra prefeitura assumir um pouco. Nesses seis dias, quem assumirá a prefeitura é um presidente de bairro qualquer, ou quem sabe algum (concursado) do Fórum.

Serei mais claro: Tudo o que disse acima apenas reflete o oba-oba que a nossa cidade vive. Eu não sei o que vai acontecer e ainda fica aquela frase zanzando na minha cabeça:

Se justiça tarda muito, ela é falha

Assunto velho…

Sei que para algumas coisas não existe lei, mas sim acordos. E é com tom de súplica que questiono:

Quando a campanha de 2012 para vereador vai acabar? Algumas começaram em 2000.
(para um bom leitor, meia postagem basta)

Medo

O Frazão chamava (deve ainda chamar) os jornalistas que atrofiaram a capacidade de raciocínio de “Quadro na Redação”, ou “Cara de Paisagem“. Sujeitos sem versatilidade ou o típico pau-mandado.
Em uma entrevista, quando o Ítalo pergunta o que ele aprendeu indo para o jornalismo logo cedo, na Câmara, Frazão responde: “Descobri que na faculdade eles não te ensinam nada”.

Concordo, e esse ciclo não vai acabar tão cedo.
Enquanto o cara que tenta te explicar algo for distante da realidade, isso vai se repetir. Se tiver gente para sugar o errado, ele vai continuar jorrando ego-afirmações inúteis.

Medo (2)

Mas, pela minha sanidade, vou escrever sobre o assunto daqui uns dez ou quinze anos. Quem sabe muitos dos “abjetos seres PDM” nem estejam mais aqui.
Aliás, vou além: Provável eu nem gaste tecladas com eles. Guardarei o meu latin para os meus filhos ficarem mais espertos antes de tirar os tampões dos ouvidos.

Clássico

Tem vereador eleito ilustrando outdoors na cidade. É o Sebastião dos Metalurgicos, que no recado agradece os votos que obteve. Como não vi de mais nenhum, se alguém souber de mais alguém, me avise.
Mas essa de agradecer voto não faz bem (eu acho). Pelo menos pra mim é uma situação incômoda, pois, se não estou enganado, o último que vi agradecendo algo chamava-se Henrique Barros.
Vixi… Fica a dica do blog.

Blogues

E a safra dos blogs não param de sair em Londrina. Tá certo que a gente está longe de ser uma Maringá na parte de integração blogueira, mas já é um começo. Quem sabe daqui uns anos não rola uma associação , um encontro, com direito a cerveja e futebol suiço.

Visite, assine RSS ou siga-os pelo e-mail:

Ô beleza

Felicitações ao Renon Junior, que sempre publica em seu blogue os videos que a gente não vê nos youtubes da vida. Em uma série, ele postou declarações do ex-assessor de Barbosa Neto numa entrevista local. É só acessar o blog do Ronan e assistir.

Melhor que final de Copa

É esperar que o TSE libere de vez os nomes dos doadores de campanha e os gastos detalhados dos queridos candidatos. Interesses individuais online e aos olhos de todos. Quem sabe um dia os partidos não liberam o caixa 2 também?

2 Comentários

Arquivado em candidatos locais, Eleições 2008, jornalismo, Londrina, política, protesto

2 Respostas para “Papo Desimportante

  1. Nilton

    Roberto, quero comentar sobre os agradecimentos em out-doors pela cidade.
    Além do Sebastião dos Metalurgicos, eu também vi alguns do Gaucho Tamarrado (não eleito).
    O agradecimento público é importante, porém o candidato não pode esquecer de agradecer pessoalmente aquelas pessoas que ele foi, também pessoalmente, pedir apoio durante a campanha.
    Se ele foi em um supermercado, numa fábrica ou numa reunião na casa de amigos, nada mais justo que ele refaça o mesmo trajeto para agradecer os votos recebidos.
    Vou usar as palavras do experiente consultor político Francisco Ferraz (ww.politicaparapoliticos.com.br) que diz:
    “Mensagem aos candidatos: Se você não pensou em fazer isso, que o FAÇA. Por mais razões que você possua, na condição de vencedor ou derrotado, não deixe de agradecer aqueles que o apoiaram. É uma tarefa necessária, simples, justa, simpática e politicamente benéfica.”
    Abraços a todos

  2. Roberto Ortega

    Então, Nilton, também recebi email comentando o agradecimento. A pessoa dizia que eu não poderia colocar em comparação o Sebastião e o Henrique.
    Nem quis comparar, apenas lembrei do episódio.

    Sobre o agradecimento, na atual situação da Câmara e a descrença que a sociedade deposita nela, pode ser visto estes outdoors como uma especulação ou até coisa pior. Tem que agradecer no mano-a-mano mesmo.

    Mas também entendo a necessidade de alguém eleito pela primeira vez mostrar que será um dos nobres pares.

    Ele poderia começar com o pé direito, usando o seu verdadeiro nome “Sebastião Raimundo Da Silva” e não o apelido de campanha. Como sabemos, será com a primeira opção que a Câmara e a imprensa vai chama-lo.
    Exemplo: Oswaldo Bergamin, em campanha, era o Da Infibra.

    Atés e abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s