Unopar é impedida de oferecer cursos de educação à distância


A Unopar, junto com outras três instituições de ensino do páis, foram proíbidas de abrirem vestibular para o chamado “curso à distância”. O motivo? segue ele (retirado da CBN, com grifo meu):

“O MEC alega que os cursos à distância cresceram demais sem qualidade”

Na matéria mais aprofundada que li pela Gazeta do Povo, o Secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, alega que os cursos tem sérios problemas estruturais, de equipamento e de suporte, como a falta de uma biblioteca.
Carlos Eduardo explica que a situação dos cursos que a Unopar oferece é diferente:
“Quero deixar claro que a Unopar precisa melhorar a grade curricular, os conteúdos necessitam ser mais elaborados”.
A medida só vale para novos vestibulares. Os alunos que atualmente tem aula poderão concluir as atividades “normalmente”.

Atualização: Segundo o site da Unopar, já está tudo na santa paz e os cursos podem, novamente, serem oferecidos.

14 Comentários

Arquivado em jornalismo, Londrina, Manipulações, UNOPAR

14 Respostas para “Unopar é impedida de oferecer cursos de educação à distância

  1. Nilton

    Olá Roberto.
    No caso da Unopar, ela já assinou um termo de responsabilidade e poderá fazer o vestibular normalmente. Serão abertas 35 mil vagas no vestibular deste verão.
    A Unopar chamou todos os proprietários de unidades espalhadas pelo Brasil para informar as mudanças que cada um terá que fazer.
    A novidade é que as unidades chamadas para reunião a ser realizada hoje (20/11) e amanhã não poderão mais ficar em atividade. Serão fechadas pela própria Unopar e seus alunos serão transferidos para unidades próximas.
    Ela está se antecipando ao MEC no fechamento de unidades com problemas.
    Abraços
    Nilton

  2. Roberto Ortega

    Oi Nilton, dessa informação eu não sabia. Apenas em Mato Grosso eu li a respeito da autorização.

    Mas é claro que a Unopar não vai perder a “galinha dos ovos de ouro”, seria um prejuizo imenso para a instituição.

    Abraços

  3. Marcos

    Suas informações são desatualizadas e enganozas. Desde a veiculação da notícia já foi esclarecido que a unopar foi apenas notificada para melhorar alguns fatores, e em momento algum foi inpedida de funcionar na modalidade a distãncia e nem inpedida de oferecer vestibular.
    Leia mais antes de publicar coisas erradas. OK.

  4. Roberto Ortega

    19/11!!!

    Sim, nesta data, conforme segue a primeira postagem, a UNOPAR foi impedida de oferecer os cursos (citei a fonte, CBN Curitiba). Portanto, nao eram “desatualizadas” nem “enganozas” – neste caso, CBN e Gazeta mentiram(?).
    É óbvio que a Unopar legalizou tudo, tanto que atualizei a postagem.
    Sobre “em momento algum foi impedida”, como a noticia que citei: Sim, foi, por um momento, impedida pela sua GRADE CURRICULAR.

    Leia, clique, informe-se e analise mais antes de postar comentários, OK?

    Abraços.

  5. Andre

    Deveria mesmo é ser impedida de oferecer os cursos, estou cursando Ciências Contábeis, mas o site deles não funciona certo e eles simplesmente não respeitam prazos (estipulados por eles), com prorrogações à toda hora, isso sem comentar que iniciamos os estudos em fevereiro/2009 e até agora fim de abril/2009 ainda não tivemos nenhuma prova presencial (já “concluímos” 2 matérias) e as provas virtuais ainda não tem correção definitiva, você nunca sabe se a prova feita está válida ou não, são completamente desorganizados e o pior, as aulas-atividades tem mais erros de português que conversa de MSN.

  6. OI olá a UNOPAR ENCONTRA-SE LEGALIZADA TIVEMOS MESMO UM PROBLEMINHAS NO SISTEMAS DA UNOPAR JÁ MAIS FORAM E O PROBLEMA PRORROGAÇÃO DOS TRABALHOS FOI EXTAMENTE PELA EXIGENCIA DO MEC E AI PARA ATENDE-LO TIVEMOS QUE PRORROGA-LOS OS TRABALHOS E ATIVIDADE PARA ADEQUAR AS MUDANÇAS E HOJE ESTAMOS LEGAIS E AINDA FAZENDO MUDANÇAS EM ALGUMAS COISAS.

  7. SANDRA

    Se a faculdade é tudo isso, que você está falando, por que ainda está fazendo o curso? Procure uma melhor, se encontrar!

  8. MARIZA

    Você deveria ter mais paciência, e agradecer o prazo que a UNOPAR oferece, para aplicar as provas, assim você terá mais tempo para se preparar.
    Acredito, que a questão do site não funcionar é problema do seu pólo presencial, verifique, ouça outras opiniões antes de criticar.

  9. cintia Madureira Barboza

    Olá!
    Sou aluna da UNOPAR no sistema EAD, do curso de Serviço Social. Estou tentando encontrar as exigências feitas pelo MEC para que o curso seja validado. Você teria essa informação para me passar, para que eu possa confirmar se o meu pólo está OK. Faço a faculdade com dificuldades econômicas e não gostariade, ao final do curso, saber que fui graduada em nada. Qualquer informação será útil para mim. Sou do interior do Rio de Janeio. Desde já agradeço.
    Cintia

  10. bia

    gostaria de entrar na unopar fiz ate a inscriçao mais diante dos fatos to caindo fora
    resolvi nao acreditar nesse negocio de ensino a distancia isso é furada!!! obrigado

  11. livia

    EU ESTOU CURSANDO O TERCEIRO PERIODO DO CURSO SERVIÇO SOCIAL , MAS ESTOU QUERENDO MUDAR DE FACULDADE QUERO IR PRA UNOPAR MAS SAO MUITAS CRITICAS QUE O DIPLOMA VEM ESCRITO CURSADO A DISTANCIA, EU ACHO ISSO RUIM QUERO SABER SER E VERDADE MESMO, PORQUE… AS PESSOAS CRITICAM MUITO QUEM FAZ FACULDADE A DISTANCIA ,

  12. alguém

    Olá pessoal não quero me indentificar pois ainda não é a melhor hora, mas querodizer que a unopar é a faculdade mais safada que eu conheço, eu conseguir uma bolsa de estudos pelo prouni para estudar nele em 2009 fui lá me escrevir tudo ok, comecei a estudar, fazia tudo certinho, ai quando chegou o final do ano não pude fazer uma prova e esperei e fiquei de recuperação aí eles falaram que tinha perdido a bolsa do prouni pois eu não poderia ficar de recuperação pois eu era aluna do prouni e isso não poderia acontecer, uma mentira, mas aí eu pensei eu que não quero mais essa faculdade pois ja andava descotente com a qualidade do estudo, então como eu já havia feito novamente o enem para concorre bolsas para 2010 resolvir esperar o prouni para conseguir bolsa em outra faculdade, e assim foi conseguir uma outra bolsa em uma faculdade que eu sonhava em estudar, fui lá levei meus documentos e tudo mais no dia que eu fui estudar falaram que eu não poderia estudar pois a unopar ainda me usava como aluna do prouni, sendo que havia uns 3 meses que eles disseram que eu tinha perdido a bolsa, eu tinha tracando a minha matricula para não ter nenhum laço com a faculdade e eles fizeram ainda recebiam beneficios do governo com o meu nome, fui a unopar eles não quiseram me receber, so me receberam apos eu ficar muito nervosa, me trataram como se eu fosse uma louca, que eu estva inventado aquilo. meu deus como pode uma faculdade ser assim, uma instituição que deveria da exemplo agora estou atrás de um advogado, para ver se me faz um mandato para que eu consigar estudar pois é difícil para como se diz uma bolsita pagar um advogado, por favor só pesso não deixe seus sonhos na mão de uma máfia como essa faculdade.

  13. Francklin

    É mentira que vem escrito no diploma que o curso foi feito à distância. E tem mais…
    O indivíduo que estuda na Unopar e fala que é mal organizado o sistema, é muito pelo contrário, a pessoa que é desorganizada. O sistema é rígido, enquanto as correções e aos prazos de envios de atividades… E não tem como empurrar com a barriga, a pessoa tem que estudar mesmo.
    Estou no 2º semestre de Administração de Empresas, é um curso muito bom, pra voçês terêm idéia, a maioria dos professores são Doutores. É um nível muito alto de conhecimento e a pessoa tem que correr atrás de seu objetivo. E só para deixar bem claro, estamos vivendo na globalização, um mundo de alta tecnologia, e o sistema EAD, é a prova disso… Basta acreditar e estudar, não adianta a pessoa estudar na melhor faculdade do mundo, se ela não tiver metas e objetivos para sua vida pessoal e profissional. Se alguém tiver alguma dúvida de alguma coisa, sobre curso da Unopar a distância, eu posso ajudar a esclarecer através do meu e-mail (francklin_marcelo@hotmail.com). Posso falar sobre isso porque estudo lá e gosto d+.

  14. luiza moraes

    Quanta gente atrasadinha… Em um país como o nosso é normal!O ensino a distancia não é para qualquer um o cara tem que querer ter disciplina para estudar… As pessoas falam mal sem conhecer, não sabem que existe interesses políticos em destruir o ensino
    que inclui não só o menos favorecido economicamente como os que não têm tempo para sentar em uma sala cheia de vagabundos falando e fazendo bagunça.

Deixe uma resposta

