Diplomação dos Eleitos


Ao contrário do que parece ser, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos não é um “freak show”. São várias pessoas arrumadas, uns são políticos eleitos ou suplentes e outros são potenciais assessores – é claro, ainda tem aqueles que estão na divisão de acesso, pegando o que tiver sobrando.

Imprensa, celebridades e familiares não podem faltar, afinal, algo brota desse meio para o político: Seja uma futura indicação, uma nota no jornal ou o grito histérico de sua sobrinha sentada nas galerias superiores.

Logo que chego no Teatro Ouro Verde, vejo câmeras, tochas de luz e reporteres em cima de um engravatado. Era o tucano, presidente do partido em Londrina, Claudemir Molina. Ele anunciava que a coligação do candidato Hauly entrou com um pedido de diplomação do deputado como prefeito, sem essa de novas eleições.

Dentro do teatro as luzes foram apagadas para um momento interessante: Anunciantes no telão. Sim, vi o da Unimed, que a música era de deixar qualquer pepista roxo com a moral baixa (“Agora só falta você”) e da Hayamax. Para lembrar sobre a última empresa citada, vou usar um trecho da reportagem feita pela Janaína Garcia (Folha de Londrina) onde o assunto era as doações de natal terreno:

Entre as empresas beneficiadas na sessão de ontem, e que já haviam recebido áreas públicas da Prefeitura, em anos anteriores, está a Hayama Indústria e Comércio de Produtos Eletrônicos Ltda. – no caso, recebeu o mesmo lote de 10.724,75m2 que já havia recebido em maio de 2004, mas não teve tempo de conclusão das obras. Do mesmo grupo, a Hayamax Distribuidora de Produtos Eletrônicos Ltda. também ganhou terreno, e também na Gleba Lindóia – área, porém, de 33.274 m2. Em 2005, o casal de proprietários das duas empresas, beneficiado ainda com terreno para uma terceira empresa, foram investigados pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público (MP) no inquérito que apurava denúncias de irregularidades na contabilidade da campanha de reeleição de Nedson Micheleti (PT). O inquérito instaurado à época apurava suposta relação entre doação de área aos empresários e a doação de R$ 10 mil para a campanha de Nedson.

Inabalada e sem futuro prefeito, a diplomação começa. Chamados um a um, os próximos vereadores e suplentes comemoravam o diploma como se fosse uma taça de campeonato: Apontavam o pedaço de papel para o céu, outros batiam a mão no peito… tudo isso dependia do embalo da torcida.

Um senhor nas galerias tirou risos dos presentes quando gritava:
Cadê o Tio Bila?
Quero o Belinati!

Marcelo Belinati, mais de oito mil votos na última eleição, não compareceu a sessão para ser diplomado. Os vereadores não eleitos, como Sidney Souza (PTB), Gláudio e Santini, ambos do PT, também não deram as caras.

Um dos suplentes e atual vereador, Jamil Janene (PMDB), faz uma observação futurista depois do encerramento:
“Amanhã esse papel de suplente vai mudar, vou ter que ser diplomado de novo”
A observação de Jamil era pela esperança do aumento de cadeiras nos legislativos municipais, porém, para sua tristeza, essa hipótese já foi rejeitada na Cãmara Federal.

A diplomação era uma das últimas ações da juíza Denise Hammerschmidt na 41ª Zona Eleitoral de Londrina. Ela vai para Curitiba como desembargadora no Tribunal de Justiça do Paraná.
Denise, em sua fala, deixou claro que os seus “maiores companheiros foram os jornalistas”. A juíza agradeceu em público os jornalistas Marcos Gouvéa (Marrom) e Janaína Garcia.
Ela também contou que assiste essa diplomação com “alegria e vitória”. Comemorou a baixa boca de urna e observou que as  eleições estavam mais limpas que as anteriores.

Por fim, Denise pediu a Deus que “ingressasse na Câmara somentes os mais justos e bons”.

Resta-nos, agora, esperar.

Observação do blogueiro: Essa postagem estava praticamente no fim, porém não consegui postar ela na quarta-feira por motivos pessoais. Agradeço a compreensão.
Atés.

Deixe um comentário

Arquivado em candidatos locais, cassado, Eleições 2008, Hauly, jornalismo, legislativo municipal, Londrina, protesto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s